DIA ESPORTIVO E CULTURAL EM PARAJURU

 ESPORTE, CULTURA E INTEGRAÇÃO EM PARAJURU

Na quarta-feira (28/10/09) na Extensão de Parajuru (Escola Francisca Moreira de Souza) foi realizado um dia de atividades esportivas e culturais. Na ocasião aconteceram jogos, apresentações e desfiles. O objetivo maior do dia foi promover a integração entre alunos, professores e a comunidade

PPP EM DEBATE

Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza realiza oficina sobre o PPP

Segunda-feira (26/10/09) a Escola Francisca Moreira de Souza realizou na própria escola a segunda oficina que objetiva discutir o novo PPP-Projeto Político Pedagógico da Escola. Na ocasião os representantes de cada turma debateram e formularam propostas para serem implementadas no documento. Ressaltarm a importância de uma escola com a participação da comunidade nas decisões tomadas. O diretor Francisco Antonio Ribeiro da Fonseca (Nacélio) falou que a oficina foi um momento muito relevante para a construção do PPP da escola que terá vigência até 2012.

Entrevista do Mês


 O Blog Fca Moreira entrevista nesse mês de outubro a Coordenadora Célia Gomes.
Blog Fca Moreira (BFM)-Professora Célia, gostaríamos de iniciar a entrevista, pedindo para você falar um pouco de seu trabalho como professora e agora como coordenadora.
Célia-Comecei a lecionar aos 13 anos, era uma turma de 2ª série, na zona rural, eu fazia a 8ª, me apaxonei pela profissão. Mas, por ter que ir para Fortaleza fazer o Ensino Médio, tive que parar e só depois, já com 19 anos voltei a dar aulas na mesma escola para jovens e adultos. Daí fiz pedagogia, depois me habilitei em Língua Portuguesa e posteriormente, fiz pós (Pós-Graduação) em Psicopedagogia. Tive muitas alegrias durante todo esse tempo que tive em sala de aula, passei a lecionar no Ensino Fundamental Maior e em 2002 ingressei no Ensino Médio. Nada é mais satisfatório nessa profissão do que ver a transformação de um ser humano que desenvolve o cognitivo, que abre a mente e aprende por si só, ver as diferentes faces da vida e reconhece que o professor foi essa "lente de aumento", esse facilitador!
Atualmente na coordenação tenho aprendido muito também, dessa vez não só como aprendiz, mas também com o companheiro que ensina, outros professores, essa relação de cooperação de trocas, de acompanhamento, de cobranças  também, tem-me sido de grande valia para minha experiência enquanto educadora.

BFM-Professora Célia, sabemos que o trabalho em uma escola é muito desgastante do ponto de vista emocional. Exige muito do profissional. Mas o que lhe motiva a trabalhar com professores e alunos?
Célia-Como já disse na pergunta anterior, é essa relação envolvente, é essa oportunidade de poder fazer parte do crescimento do outro, de servir, de ajudar, de contribuir com o meu melhor para que o outro possa também se descobrir.

BFM-Qual é a sua concepção de educação formal, levando em consideração a realidade dos alunos da nossa escola?
Célia-Educação formal para mim é a aquisição de conteúdos curriulares.

BFM-Com relação a Escola Francisca Moreira, na sua visão de educadora, quais os desafios que temos para tornar a nossa escola, uma escola referência na região?
Célia-Maior envolvimento das famílias com a escola, maior conscientização dos alunos de que a escola é patrimônio de todos e portanto é deles também e se ela vai bem, bem para todos; se vai mal quem mais perde é a comunidade.

BFM-Gostaria de lhe pedir para deixar uma mensagem para nossos alunos, professores e demais funcionários da nossa escola.
Célia-Que leiam todos e reflitam no que diz o maior livro, do maior autor que existe: A Bíblia Sagrada; em 1º Coríntios, capítulo 13.