Artigo de opinião - Ananiely da Silva Barros - 2º C

Proteção à vida aquática
               Lagoa da Bolacha localizada no litoral nordestino, à 7 km do distrito de Sucatinga no município de Beberibe, é uma comunidade pacata, com aproximadamente 100 habitantes, mas que infelizmente enfrenta uma difícil situação que trouxe algumas divergências entre alguns habitantes, em relação a pesca exagerada na lagoa.
               Alguns moradores se reuniam e faziam "arrastão" de peixe em grande quantidade para vender em outras comunidades, e muitos não aceitavam isso por que o peixe era apenas para consumo da comunidade e ainda estava pequeno para ser pescado, esse fato chegou ao conhecimento do IBAMA que proibiu a pesca predatória na lagoa. Para ter certeza do que realmente iria acontecer após a colocação do aviso, foram convocados alguns moradores que moram próximo a lagoa para observar se iriam acatar ou não o mandado, e quem não obedecesse iria ser preso. E aconteceu o que se previa, um pescador foi pescar pensando que não iria ser visto, mas o morador que estava observando o denunciou para o IBAMA. O pescador foi chamado, mas logo foi liberado, depois desse acontecido os outros ficavam com medo e esperaram o fim do mandado.
                Enfim o peixe cresceu e foi liberado a pesca de apenas o necessário. Infelizmente ainda tem aqueles que pegam em grande quantidade e isso as vezes gera conflito entre alguns moradores. Pra mim a pesca é para ser um direito de todos, mas sem exagerar na quantidade de peixes para não prejudicar a vida aquática.

Aluna:  Ananiely da Silva Barros - 2º C