AULA INAUGURAL DO PREPARAÇÃO:RUMO À UNIVERSIDADE

Alunos da 3ª série e egressos da E. E. M. Francisca Moreira de Souza, tiveram a oportunidade de inaugurar mais uma turma de cursinho pré-vestibular.

A aula inaugural ocorreu na noite desta última segunda-feira (04/04/2011) no ginásio poliesportivo da Escola, havendo a participação e organização do Diretor, de alguns Professores e ex-alunos do PRÉ-VEST. Na oportunidade, os ex-alunos falaram sobre a importância e a necessidade de estudar e qual a contribuição do “cursinho” para a aprovação em concursos de admissão em Universidades. Na sequência foram apresentados: slides, sobre o real sentido dos estudos na escola e sua contribuição para o sucesso; vídeos, a respeito dos processos de seleção das universidades brasileiras, desde as primeiras formas de ingressos e as necessidades de mudanças que estão ocorrendo. Ao final das exposições, houve a entrega do material didático (Módulo I) por professores da turma.



Ação Contra a Dengue.

          A última semana de março foi de muitas informações e alertas a respeito do Dengue. Durante esses dias, foram repassados a todos os alunos temas que abordavam o que é a doença, qual causador, quem é o vetor, suas formas de reprodução, sintomas e como se prevenir. Já que é nesse período chuvoso, onde há um aumento significativo no número de casos da doença, e a E. E. M. Francisca Moreira de Souza teve toda uma preocupação em divulgar essa ideia. Os professores do Laboratório de Ciências tiveram essa responsabilidade e a dedicação em abrir os olhos dos alunos através de Slides, nos quais foram mostrados na sala de Multimeios.


           Dessa vez, os protagonistas foram os próprios alunos que participaram de forma diferente e bem humorada, através de peças teatrais, paródias, cordeis, poemas, crônicas, etc. Os dias das apresentações foram divididos de acordo com as áreas. Na terça-feira (29/03), os professores organizadores eram das Linguagens e Códigos, na quarta-feira (30/03), Ciências da Natureza e, finalizando a semana, sexta-feira (01/04), Ciências Humanas.

Sabemos que o vetor dessa doença é o mosquito Aedes aegypti, onde a sua principal forma de reprodução ocorre por meio de água limpa e parada. Os sintomas mais freqüentes são: febre, dor de cabeça, vômitos, fraqueza, falta de apetite, dores nas articulações e no fundo do globo ocular. Aparecendo um ou mais desses sintomas procurar um Posto de Saúde, Pronto Socorro ou Hospital mais próximo de sua casa.