AULA DE CAMPO – VISITA AOS MANGUEZAIS

No dia vinte e sete de maio do ano A aula de campo no Rio Piranji, situado no distrito de Parajuru – Beberibe/CE foi desenvolvida pelos Professores de Geografia da E. E. M. Francisca Moreira de Souza Edivaldo Bessa Pereira e Francisco Raimundo Simões Inácio, com o apoio do PCA Diogo Barrêto Batista, a atividade consiste em um complemento prático as aulas teóricas trabalhadas em sala de aula com os alunos dos 2os anos C, D e H, visando diagnosticar os impactos ambientais casados pela ocupação das margens do Rio Piranji, conhecer o ecossistema que formam o manguezal e observar as características que determinam a formação e caracterização desses ecossistemas.
            A atividade pedagógica desenvolvida confirma a teoria dos fatos e fenômenos estudados com a realidade, levando o aluno a possuir um senso crítico e o conhecimento necessário para despertar em contanto com o meio o que foi aprendido em sala de aula.
            A aula consistiu em uma trilha ecológica no manguezal do Rio Piranji, no qual se analisou a fauna, flora, clima, solo, relevo, a importância ecológica e econômica do manguezal para o meio ambiente e para a população ribeirinha.
            Conclui-se que a aula de campo ora realizada conciliou teoria e prática na construção de um conhecimento crítico com relação ao ecossistema estudado, enfatizando ainda o alto grau de interesse despertado pelos alunos durante as aulas teóricas e prática.