Eleição dos Líderes - Extensão Forquilha.

A eleição democrática é a expressão do sentimento individual em qualquer situação eleitoral. Nós livres para escolhermos nossos representantes sejam eles à nível Federal, Estadual, Municipal, comunitário, escolares ou em sala de aula.
Toda eleição é importante e deve ser considerada e valorizada. Principalmente, a eleição de líderes de sala de uma escola; pois é a porta para a democracia e para formação de grandes líderes comunitários ou representantes políticos no futuro.
A eleição democrática e oculta possibilita o homem de escolher de forma discreta os seus representantes. Por esse motivo a turma do 3º ano J, opinou pelo voto oculto e democrático, expressando à liberdade de ideia, de pensamento e de escolha.
O projeto PDT trabalhou em sala a conscientização, a importância da liderança, o que é ser líder com: vídeos auto motivacionais e de liderança, como textos e pensamentos de grandes líderes sociais e populares: Karl Marx, Durkeim e Paulo Freire.
Em suma, a eleição de líderes no 3º ano J foi um sucesso e recordamos a eleição secreta de forma democrática e libertária; exercendo cidadania com a sala de aula e com toda escola.









Texto: Marcílio Silva

PROJETO SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS_ SPE .

O carnaval é um período em que a sociedade em termos gerais passa por mudança em sua rotina e pela aglomeração de pessoas em determinados lugares, acaba se expondo a muitos riscos que acompanham a folia, os jovens não fogem à regra e ficam mais expostos, por exemplo, ao uso de drogas, até pelo fato de nesse período haver uma dificuldade maior no controle de substâncias entorpecentes por meio do poder público. Diante de tudo o que já foi exposto entra o papel da escola, papel de conscientizar e preparar, com essa visão  e buscando atingir os objetivos do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. A  Escola Francisca Moreira de Souza ,  extensão de Forquilha promoveu evento assim nomeado: Drogas, eu digo não! Onde os alunos foram peças atuantes e de fundamental importância para o êxito da ação, seguindo uma pauta bem dinâmica e atraente ao público jovem,  com palestra,  vídeos educativos, músicas cantadas pelos próprios alunos o que deixou todos bem atentos, além disso houve marcante depoimento de aluna que já sofreu com familiar envolvido em drogas, a ação foi encerrada com peça teatral mostrando os efeitos destruidores das drogas na vida de um jovem, percebia-se no semblante dos alunos que a peça  os impactou e os levou a refletir.
A escola tem influência positiva na vida de nossos alunos e cientes disso precisamos usar tal influência para motivá-los na busca de seu sucesso e conscientizá-los acerca daquilo que não será positivo em suas vidas.














Texto: Eveline Costa