Mobilização - PCMST

As alunas (Amanda Nascimento, Larissa Nascimento, Juliana Santos e Juliana Monteiro) monitoras do Projeto Cuidando do Meio Para Salvar o Todo mobilizaram hoje as turmas dos 1º ano A e B, no momento foram apresentados os objetivos do Projeto e as ações realizadas durantes os anos de 2010 e 2011, o encontro teve como finalidade de informas os alunos e convida-los a reforçar a equipe do Projeto.
No plano de ações do Projeto para 2012 esta inserida ações como:
* Caminhada Ecológica com distribuição de mudas de plantas;
* Arborização da Escola;
* Orientações sobre coleta seletiva com implantação de coletores de lixo na escola;
* Caminhadas ecológica;
* Visita a Forquilha (Açude do Medeiro);
* Confecção de sacolas recicladas.

VISITA DO 1º ANO “G” DA EXTENSÃO PARIPUEIRA A SEDE DA EEM FRANCISCA MOREIRA DE SOUZA.

Aconteceu na última quinta-feira (22 de março de 2012) a visita dos alunos do 1º ano “G”, extensão Paripueira, a sede da EEM Francisca Moreira de Souza, a visita guiada pelo Professor da disciplina de Química, João Miranda, e pela Professora Diretora de Turma – PDT, Kátia Cilene. Durante a visita os alunos visitaram a Sala de Multimeios, local no qual tiveram acesso ao acervo literário e a rotina de funcionamento do ambiente através de um folheto informativo. Já no Laboratório de Escolar de Informática, os educandos assistiram a um vídeo, com a temática “água”, em louvor ao Dia Internacional da Água e por fim assistiram a uma apresentação do Blog da Escola. Encerrando a noite os alunos se dirigiram ao Laboratório de Ciências, onde conheceram e realizaram experimentos químicos, conduzidos pelo Professor João Mirando em parceria com o Professor Gilvan de Paula, unindo teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem.
Texto: Diogo Barreto

GRÊMIO ESCOLAR

Realizou-se na última quinta-feira (22 de março) o encontro do Núcleo Gestor com os Líderes de Sala, na EEM Francisca Moreira de Souza. Tendo por pauta a reformulação do Grêmio Estudantil, uma vez que alguns de seus membros eleitos no ano letivo de 2011, concluíram o ensino médio ou ainda pediram o afastamento do cargo exercido, ficando em abertos seus cargos. Desta forma, os novos Líderes de Sala, em comum acordo, reestruturam o Grêmio ficando assim, sua nova formação:
Presidente: Cristiano Ferreira de Oliveira – 1º ano “E”
Vice-presidente: Airton Silva do Nascimento – 3º ano “D”
Secretária: Toínha dos Santos Moraes – 2º ano “E”
Tesoureiro: Álaf da Silva Ferreira – 2º ano “A”
Diretores/as Sociais:
Francisco Carlos Lima de Silva – 3º ano “D”
Thais Ferreira dos Santos – 1º ano “B”
Ana Karolina Rodrigues da Silva – 1º ano “C”
Diretores/as Esportivos:
Maria Edilene dos Santos – 1º ano “D”
Bruno da Silva Rodrigues – 1º ano “C”
Hianca Anjos dos Santos – 1º ano “A”
Diretores/as de Comunicação: Larissa Valéria Silva do Nascimento – 3º ano “B”; Jônata Pereira dos Santos – 3º ano “A”  e  Mikarla Fiama Silverio Pereira – 2º ano “C”.
 No fim da reunião ficou estabelecido a divulgação em sala de aula do Grêmio Escolar e seu papel enquanto representação dos estudantes na Escola. Em uma próxima reunião, será elaborado o Plano de Ação 2012, tomando por base idéias e sugestões levantadas em sala de aula.
Texto: Diogo Barreto

INÍCIO DOS AULÕES DO SPAECE – 2012 COM ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO.


Nesta quinta-feira (22 de março) teve início os aulões de matemática para os alunos do 2º ano do Ensino Médio voltados aos descritores do SPAECE, visando o aperfeiçoamento dos alunos na resolução das questões de tal avaliação. A turma formada por 20 alunos dos 2os anos “A”, “B”, “C” e “D”. Os aulões de matemática ocorrerão semanalmente às quintas-feiras, no turno noturno, sob a tutoria do Professor de Laboratório de Matemática: Raimundo Narciso. 
É importante destacar que além dos aulões com foco no SPAECE, os alunos que apresentaram deficiência no aprendizado, constada através de avaliação diagnostica, estão participando de aulas de reforço das disciplinas de português e matemática semanalmente nas segundas (português) e quartas (matemática). A iniciativa conta com a assessoria dos professores do LAC e PCA Gildeane. As aulas ocorre no turno noite, com uma media de 15 alunos por turma. 
Texto: Diogo Barreto/Claudenice Monteiro

Plano de ação para o dia D da mobilização do plano de gestão 2011

E.E.M. Francisca Moreira de Souza
Plano de ação para o dia D da mobilização do plano de gestão 2011
Dia D dia 30 de março de 2012
Local: Sede e Extensão

Sucatinga
Turno
Horário
Manhã
8h00
Tarde
14h00
Noite
19h00

Paripueira
Turno
Horário
Tarde
14h00
Noite
19h00

Parajuru
Turno
Horário
Noite
19h00

Forquilha
Turno
Horário
Noite
19h00

Responsáveis: Franciézio / Diogo / Sandro / Claudenice / Cleyton / Marco.

Ação
Responsável
Dia
Divulgação dos projetos desenvolvidos na escola no ano de 2011, alunos e professores.
Todo o Núcleo Gestor.
30 de março de 2012 nos horários definidos.
Divulgar no BLOG todos os professores da escola.
Diretor e professores do LEI.
28 de março de 2012.
Elaborar jornal de divulgação para: Pais/Alunos, Professores(as), Conselho Escolar e Grêmio Estudantil.
Núcleo Gestor e professores do LEI.
De 27 a 30 de março de 2012.
Divulgar nos planejamento das áreas.
Núcleo Gestor.
27/28 e 29 de março de 2012.


Semana de Combate a Obesidade (Extensão Parajuru)


A E.E.M. Francisca Moreira de Souza incluiu em sua rotina escolar atividades de combate a prevenção à obesidade entre seus alunos. A extensão de Parajuru assim como na SEDE, realizou momentos de conscientização com palestras educativas realizadas pelos professores, como também ressaltou a importância da atividade física diária em prol de uma vida mais saudável.


Prevenção a Gripe A H1N1 (Extensão Parajuru)

Na extensão de Parajuru foram desenvolvidas ações informativas e esclarecedoras sobre a prevenção da Gripe A contraída através do vírus H1, N1. Os professores de Química e Biologia, juntamente com alunos do 2º Ano I, ficaram responsáveis pela concretização das ações nas demais salas de aula.