Olimpíada de Lingua Portuguesa - Artigo de Opinião



Olimpíada de Língua Portuguesa chega a sua terceira edição e nós que fazemos parte da EEM Francisca Moreira de Souza nos envolvemos completamente nesse projeto, com o objetivo de conhecer melhor “o lugar onde vivo”,  fazer usos reais da língua como uma forma de exercermos a nossa cidadania. Parabenizamos o aluno  Guilherme Rodrigues da Silva do 1º ano H da extensão de Parajuru. A crônica dele “Campos de Areia” foi  selecionada  tanto na  fase escolar  quanto na fase municipal da olímpiada. Nós, núcleo gestor, grupo docente e discente estamos  torcendo para que você chegue a fase regional. Parabenizamos também a aluna Juliana Pereira do 3º ano A  que participou na categoria artigo de opinião na fase escolar. Agradecemos também a todos os professores de Língua Portuguesa dessa escola pela dedicação, empenho na realização das oficinas da OLP.

Lagoa sem lagoa
Lagoa de Dentro, comunidade da região litorânea do Ceará. Conhecida por suas belas lagoas, não há ninguém do município - Beberibe- que não tenha vindo aqui. Porém, esse patrimônio natural está próximo a ser contaminado, ou até mesmo exaurisse, já que moradores que possuem terrenos próximos a margem da laguna principal, lavam roupa e jogam lixos nas águas. Sendo que esse último não só os moradores o fazem, mas também os visitantes.
Dados da UNESCO mostram que6 bilhões de pessoas no mundo utilizam cerca de 54% de água doce disponível em rios, lagos e aquíferos. Aqui não diferente, pois, muitos retiram da lagoa água para o consumo. Sem falar nos que dependem da laguna para alimenta-se e complementar sua renda, e nos que nela encontram lazer, fazendo as famosas "paneladas" e praticando esportes próximos a nascente.
Porém, a maioria dos que desfrutam dos recursos hídricos, são os mesmos que o poluem. Mal sabendo eles que os resíduos que são jogados na laguna podem ser engolidos por peixes, e o pior, o produto químico do sabão contém nutriente como fósforo, que em excesso pode provocar a eutrofização dos corpos d'água e consequentemente a proliferação de algas, que causam mau cheiro, gosto ruim na água e mortalidade de peixes por asfixia, já que durante o período noturno ela retira o oxigênio da água. E corpos d'água contaminados transmitem doenças como disenteria e hepatite. Convenhamos que não seja nada agradável banhar-se e beber a água de um local como esse.
E o que me deixa mais triste é saber que aqueles que não poluem a água e que são os mais prejudicados não se manifestam para mudar á situação, pois, segundo eles só iria trazer conflitos e não chegaria a lugar nenhum. Nem mesmo os líderes -vereadores- da comunidade dão relevância a esse assunto, e dizem que apenas poderão fazer algo se ganharem as eleições. Logicamente quem se dá bem nessa história são proprietários dos terrenos próximos  a margem, que contestam que as terras são deles e fazem o que quiserem.
Acredito que poderíamos resolver a situação, se formássemos mutirões para conscientizar as pessoas, principalmente os visitantes, e falar com os responsáveis dos danos, mas ninguém se manifesta. Então sei se minha localidade é muito pacifista, por não querer gerar conflitos, ou muito acomodada, apenas tenho a certeza de que precisamos rever nossa crença de que a água é abundante, porque isto depende de como utilizamos este recurso. Mas não perco a esperança de que um dia essa situação seja revertida, pois, está contido Código Florestal, art.2, que área que possuem importâncias ecológicas como morros, rios e lagoas podem se tornar uma Área de preservação Permanente. E segundo a Lei Municipal, art. 24, serão punidos aqueles que utilizarem indevidamente ou degradaremos mananciais. Então o que me basta é esperar que a lei se cumpra.

Clique na imagem para ler o texto
Texto: PCA - Meire Celedônio e alunos

I INTERVALO INTERATIVO


Com o intuito de propiciar descontração, harmonia e interação, no dia 14 de setembro aconteceu o 1º Intervalo Interativo, ação desenvolvida pela Coordenação Escolar, visando a realização de intervalos no turno noturno descontraídos e dinâmicos. A proposta busca minimizar o cansaço e a sonolência dos alunos, que em sua maioria são trabalhadores rurais e que não escondem a fadiga no fim do dia, no período escolar. O Intervalo Interativo também objetiva criar maiores interações entre os alunos, pertencentes as diversas localidades e regiões de nosso Município.
A primeira ação aconteceu com os alunos do 1º ano “E” e 2º ano “E”, contando com a participação dos Professores, Funcionários e Coordenação Escolar. Na ocasião foi realizado um Leilão de brindes e quermesses. Os alunos atribuíam lances em dinheiro a partir de uma quantia entregue a cada um, equivalente ao somatório de suas médias no 2º bimestre.
O “II Intervalo Interativo” ocorrerá no dia 11 de outubro na Extensão de Paripueira.

Texto: Diogo Barrêto



Reunião de Pais

A E.E.M Francisca Moreira de Souza realizou reunião bimestral dia: 13/09/2012, que teve como pauta apresentação dos tutores do Projeto Jovem de Futuro, apresentações das ações a serem realizadas, Projeto 2º Tempo, ações voltadas para o ENEM, SPAECE, além do atendimento individualizado para os alunos com baixa frequência e baixo rendimento.
Texto: Francisco Antônio - Diretor