Reunião de reformulação do Grêmio Estudantil


Com uma visão voltada para o protagonismo e a consolidação dos agentes jovens estudantis, com foco na garantia dos direitos e fortalecendo aos interesses da comunidade discente, a EEM Francisca Moreira de Souza realizou nesta quinta-feira (04/04/13) a primeira reunião do ano letivo, para reformulação e atuação do Grêmio Estudantil. Estando presentes a reunião representante de turmas e alunos interessados no movimento estudantil. A reunião teve início com a fala do Diretor Francisca Antônio que reafirmou seu empenho na articulação e respeito à figura do Grêmio Estudantil e sua vontade na formação de parcerias que visem o engrandecimento do corpo discente, finalizando falou de sua felicidade em poder vivenciar experiências exitosas do Grêmio ao longo de sua gestão.
Em seguida o Coordenador Escolar Diogo Barrêto traçou junto aos estudantes uma linha do tempo das ações desenvolvidas ao longo do ano que findou e a consolidação da antiga diretoria do grêmio, pedindo aos novos agentes jovens o empenho e dedicação na atribuição que hoje assume frente à escola.
Posteriormente, foi realizada uma roda de leitura, que discutiu o papel do Grêmio, seus objetivos, formato e atuação, compartilhando opiniões e ideias. Logo após, foi feito uma escolha dos agentes jovens que de forma democrática dispuseram seus nomes para a disputa da presidência da entidade, momento em que todos os presentes decidiram por consenso uma chapa única que levará a comunidade suas propostas para aí então realizar a eleição, com data prevista para meados de maio.
Finalizando a reunião os grupos apontaram os nomes dos agentes jovens que representará a escola na formação no dia 30 de abril na 9ª CREDE, deixando agendada a próxima reunião para a primeira semana de maio.
Estiveram presentes a reunião 25 estudantes.










Por: Diogo Barrêto - Coordenador Escolar

Complementaridade e especificidades do ProEMI / Jovem de Futuro

Em atenção a reorganização das ações estratégicas do Jovem de Futuro com o Programa Ensino Médio Inovador ProEMI, aconteceu nesta quarta-feira (04/04/13) a reunião da Superintendência Escolar da 9ª CREDE, representada pelas superintendentes Socorro Freitas e Francí Coelho, com o Núcleo Gestor e Comissão Jovem de Futuro.
Na fala, foi citado a importância da atenção ao cronograma e execução das atividades; a importância do fortalecimento dos parceiros e a comunicação entre os pares. E a compreensão da proposta metodológica do ProEMI, ressaltando o entendimento dos  Macrocampos.  

Reunião com os (PPDT's) Projeto Professor Diretor de Turma


Como parte integrante do Projeto Professor Diretor de Turma – PPDT aconteceu nesta quinta-feira (04/03/13) a reunião com os Professores Diretores de Turma. Momento crucial para o aprimoramento e aprofundamento do Projeto em nossa escola. A reunião teve início com a fala do Diretor Francisco Antônio que relatou as ações e a participação ativa dos Professores nesse primeiro bimestre e também realizou uma escuta dos anseios e questionamentos vivenciados por estes. Em seguida a reunião foi conduzida pelo Coordenador Marco Gondim que, junto aos PDT’s, traçaram as ações para o mês de abril, analisaram as atividades do mês de março e monitoraram o preenchimento das informações no Portfólio das Turmas. O ponto central da reunião foi a socialização das Atas das Reuniões Intercalares, documento que cria um panorama do perfil das turmas a partir do olhar dos alunos, pais e professores. A reunião foi encerrada com a participação das Superintendentes Escolares Socorro Freitas e Francí Coelho, que ressaltaram a importância do PDT e o empenho da 9ª CREDE nas atividades desenvolvidas na escola.
Por: Diogo Barrêto - Coordenador Escolar

Celebração da Páscoa - Extensão Parajuru


Na quarta, dia 27 de março de 2013, a Extensão de Parajuru celebrou um ato ecumênico em comemoração à Páscoa. Participaram do evento, professores, funcionários e alunos, representantes das igrejas católica e evangélica, de modo a envolver toda a comunidade escolar. Houve, durante o ato, a oferta dos símbolos pascais pelos alunos, acompanhados pela leitura de seu significado, bem como a distribuição de mensagens reflexivas com pequenos ovos de chocolate entre todos os alunos simbolizando a partilha. A celebração representou para os todos os presentes, um momento de reflexão sobre o verdadeiro sentido da Páscoa.

Por: Catarina Angélica - Coordenadora Escolar