O estudante cearense Thiago Dantas, de 18 anos, vai encarar um novo desafio no próximo dia 27 de maio. Ele está de mudança e irá estudar odontologia na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, que faz a seleção de alunos com base por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Levantamento do MEC obtido com exclusividade pelo G1 mosta que 13% dos aprovados no Sisu migraram de estado.

Thiago se candidatou na UFCG por indicação de um amigo, que já estudava na universidade. “Conheci por recomendação de um amigo. Ele me falou que no começo não acreditava que iria dar certo, porque iria viajar e morar fora. Mas depois ele me contou que deu tudo certo e acho que vai dar certo para mim também. No começo de 2012, já estudei com foco na UFCG”, conta.

Para o futuro universitário, o maior desafio de morar em outro estado vai ser a saudade da família, mas a cidade nova deve lhe oferecer outros desafios. “Consigo me organizar e sei cozinhar, então a parte mais difícil de morar sozinho vai ser ficar sem a família.”

No novo endereço, ele vai ter de aprender a usar o transporte público, conhecer locais de lazer e um bom lugar para estudar com os amigos. “Eu já visitei a cidade antes, mas não conheço bem, ainda vou ter que aprender a me descolar da minha casa para vários locais e saber os custos do transporte público”, diz.

Thiago sabe que Campina Grande, a segunda maior cidade da Paraíba, é conhecida no estado como "a cidade universitária", o que deve ajudá-lo a se adaptar ao novo ambiente. “Como são muitas universidades na cidade, deve haver muitas pessoas na mesma situação que eu, então a gente vai se ajudando.”

Para quem chega a Fortaleza
Já na cidade onde Thiago sempre morou, Fortaleza, ele cita a falta de estrutura nas avenidas e de organização nos ônibus. “Os ônibus não têm hora certa para chegar às paradas. Para não se atrasar na aula, é bom chegar bem mais cedo, principalmente nos primeiros dias”, diz. "As ruas também já estão cheias de congestionamento. No início da manhã, quando tem muita gente indo para a aula, a gente sempre perde muito tempo no deslocamento”, completa.

“Outro problema, dependendo de onde vem a pessoa para morar em Fortaleza, é o clima”, lembra Thiago. Segundo ele, no Ceará o verão ocorre “o ano inteiro”, com picos de temperatura de 33ºC entre novembro e janeiro.

CURSOS SEMIPRESENCIAIS DA UFC ADEREM À SELEÇÃO POR ENEM. FIQUEM LIGADOS



O Instituto Universidade Virtual, da Universidade Federal do Ceará (UFC), informa que o próximo ingresso de novos alunos aos cursos de graduação a distância se dará exclusivamente pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para o Enem já iniciaram. Até 27 de maio, o interessado deve inscrever-se pelo site do Enem (http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/).

A taxa de inscrição tem o valor de R$ 35,00 e estão isentos do pagamento os estudantes de escolas públicas ou de família com renda de até um salário-mínimo e meio por pessoa. As provas estão previstas para os dias 26 e 27 de outubro. As vagas ofertadas serão divulgadas posteriormente por edital e as notas de classificação serão aproveitadas das provas do Enem.

Os cursos ofertados são de Licenciatura em Física, Matemática, Química, Letras Português, Letras Espanhol, Letras Inglês e Pedagogia, além do Bacharelado em Administração com Foco em Gestão Pública. Hoje, os cursos de graduação a distância da UFC chegam a 29 polos no Estado, em 25 municípios cearenses, além da Capital. São eles: Aracati, Aracoiaba, Barbalha, Beberibe, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Caucaia, Ipueiras, Itapipoca, Jaguaribe, Meruoca, Piquet Carneiro, Juazeiro do Norte, Maranguape, Missão Velha, Orós, Quiterianópolis, Quixadá, Quixeramobim, Russas, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá e Ubajara.

Atuando há mais de 15 anos com tecnologia na educação, o Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual contribui com a função social da UFC no processo de ampliação de acesso ao ensino. A parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa do Governo Federal de disseminação da educação, desde 2006, vem formando profissionais capacitados através da modalidade de educação a distância, principalmente professores da educação básica.
Ao plantar a semente da universidade pública de qualidade em locais distantes e isolados, a UFC em parceria com a UAB incentiva o desenvolvimento de municípios com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Desse modo, funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.

Link: http://www.virtual.ufc.br/portal/cursos-semipresenciais-da-ufc-aderem-à-seleção-por-enem.aspx

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O ENEM: PAGAMENTO DE INSCRIÇÃO



As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2013 já estão abertas. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet até as 23h59 de 27 de maio. Neste ano, dois grupos de candidatos podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, que custa R$ 35. Saiba quais são os públicos isentos do pagamento. Estudantes que estão cursando o 3º ano do ensino médio em qualquer escola da rede pública estão automaticamente isentos do pagamento, independente da renda familiar. O candidato deve informar que é aluno da rede pública durante o preenchimento da ficha de inscrição.

Desde abril, uma lei determinou que candidatos de baixa renda estão isentos do pagamento da taxa de inscrição de vestibulares de universidades federais. A regra também se aplica ao Enem a partir deste ano. Para solicitar o benefício, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública – ou na rede particular com bolsa integral – e ter renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. De acordo com o edital, o Inep poderá solicitar a apresentação de documentos que comprovem a situação de carência. Os candidatos que não têm direito à isenção devem pagar a taxa até 29 de maio, impreterivelmente. O pagamento é a garantia de confirmação da inscrição. O boleto pode ser impresso no site do Enem e o pagamento só pode ser efetuado no Banco do Brasil.