Reunião Monitoria.

A Escola Francisca Moreira de Souza realizou no dia: 26/08/2013 encontro com os pais e responsáveis por alunos que fazem parte das aulas de monitoria e/ou tutoria, no ato ficou firmado o compromisso da família com a escola de incentivar e encaminhar seus filhos para as aulas acima citadas.


Semana Voz do Estudante


9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE - Horizonte/CE
Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza
Rua Carmozita Ferreira Cassiano, s/n. Sucatinga-Beberibe/CE
CEP: 62.842-000 Telefone: (85) 3327-4990
CNPJ: 05.275.902/0001-54 INEP: 23244828

SEMANA VOZ DO ESTUDANTE

A EEM Francisca Moreira de Souza realizou, ao longo da semana, uma mobilização com os estudantes para debater e produzir um documento que retratasse a opinião de cada estudante com relação a escola.  Seguindo as diretrizes da Semana Voz do Estudante, atividade do calendário “A gosto dos alunos,  retratamos o perfil do estudante e sua visão perante a Escola.
A ação ocorreu em sala de aula, e a síntese do trabalho foi produzido pelos agentes jovens – líder e vice-líder de sala, que formam o Grêmio Estudantil, com a contribuição de Professores e Coordenadores Escolares.

1.      O que mais “curto” na EEM Francisca Moreira de Souza?

No cotidiano escolar as ações que têm maior impacto na vida do estudante são:
1. Eventos Escolares: FM Fest; Jogos Escolares; SuperAção e Ceará letras que cantam, projetos escolares desenvolvidos no transcorrer do ano letivo, envolvendo toda a comunidade escolar.
2. O diálogo entre estudantes e professores, em momentos como os intervalos e a harmonia e companheirismo em sala de aula.
3. O companheirismo e as amizades entre estudantes.
4. Os jogos e atividades desenvolvidas durante os intervalos
5. A merenda e a atenção das merendeiras e funcinários em geral com os estudantes, tratando-os com respeito e carinho.

2.      O que precisa ser melhorado na escola?

Os alunos das extensões escolares apontaram, em sua grande maioria, a necessidade de reformas na infraestrutura das escolas municipais, sediadas a EEM Fca Moreira de Souza.
Outro ponto que precisa ser melhorado, na visão dos estudantes, é a disseminação dos projetos escolares e o fortalecimento do Grêmio Estudantil nas extensões escolares.
Aulas em Campo, aulas práticas em Laboratórios Escolares e metodologias das aulas foram questionamentos apontados por estudantes da sede e extensões, quanto ao processo de ensino apredizagem.
Alguns alunos também solicitam maior rigidez e cumprimento das regras escolares por parte do corpo docente e Núcleo Gestor, pari passu, a maior flexibilização das saídas ao  banheiro. Também são unânimes em solicitar a climatização das salas (são extremamente quentes, o que gera desconforto acompanhado de inquietação). Os alunos também esperam o máximo de dinamização nas aulas.

3.      O que preciso fazer para melhorar as minhas condições de aprendizagem?

A maioria dos alunos entende que a questão disciplinar é fundamental para todos terem um melhor aproveitamento de desempenho, portanto devem seguir o que está determinado pelo regimento escolar. Muitos citaram que os discentes devem estar abertos para o diálogo com os professores e despertarem para o espiríto cooperativo. Outro ponto citado, em grande número, foi se criar uma rotina de estudos, quando os alunos estão fora da escola. Também é ponto recorrente a percepção de que a frequência tem um peso decisivo para uma aprendizagem de alto desempenho e aproveitamento.

DADOS ESTATÍSTICOS
O QUE MAIS CURTO?
AÇÃO
VOTOS
Eventos na Escola
09
Interatividade entre estudantes
03
Ambiente escolar
02
Professores
20
Projetos escolares
07
Monitoria
02
Merenda
15
Aulas
19
Intervalo
16
A Escola
05
Colegas
15
O QUE PRECISA SER MELHORADO NELA?
Infraestrutura (extensões)
11
Grêmio Estudantil
02
Projetos Escolares
02
Comportamento dos estudantes
02
Banheiros
04
Merenda
15
Jogos/Brincadeiras
02
Metodologia das aulas
10
Atenção as extensões
05
Saída ao banheiro
05
Ventilação das salas
04
Rigidez nas regras
05
Abertura do LEI
05
Atenção ao turno noturno
02
Aulas de campo
14
Higiene
02
Aplicação das regas
06
Aulas práticas no LAC
11
Material escolar
02
Uso do celular no intervalo
04
O QUE PRECISO FAZER PARA MELHORAR AS MINHAS CONDIÇÕES DE APRENDIZAGO
Comportamento
07
Diálogo
03
Cumprimento das regras
02
Cooperação
02
Atenção as aulas
25
Estudar mais
14
Frequência
03
Nada
07